Pular para o conteúdo principal

Definitivamente talvez

Meu Definitely Maybe, original em CD

O título do texto é o nome do álbum de estreia do Oasis, lançado há vinte anos, em agosto de 1994.

Vi o Oasis pela primeira vez no extinto programa da TV Gazeta, Clip Trip, ao qual assistia sempre para acompanhar os meus artistas favoritos.

Lembro do apresentador falando sobre o Oasis, antes de passar o vídeo de Supersonic, primeiro single do disco. Ele disse mais ou menos assim "esses caras estão fazendo barulho na Inglaterra e se dizem melhores que os Beatles. Sei não, vamos ver se é tudo isso e se o sucesso vai durar".

O comparativo com os Beatles era mais uma das polêmicas que os irmãos Noel e Liam Gallagher criaram e estenderam durante toda a carreira da banda. Na verdade, a influência mais clara e até o modo como se vestiam, remetia à banda de Liverpool. Mas jamais foram cópia dos Beatles, o que muitos odiadores costumam dizer. 

Aceitar isso é o mesmo que reduzir o talento do Oasis, um dos últimos representantes do rock, cingido em todo significado que a palavra expressa. Acreditar que estavam falando sério, é igualmente ser ingênuo, pois os próprios irmãos Gallagher são fãs incondicionais dos Fab Four, tanto que Noel declarou certa vez que Wonderwall (maior sucesso do Oasis, presente no segundo disco What´s the Story Morning Glory) estava entre as cinquenta melhores canções da história da música, enquanto as outras quarenta e nove eram dos Beatles.

Voltando a Definitely Maybe. O disco abre com Rock n´roll Star. Nada mais apropriado para os então garotos de Manchester dizerem oi ao mundo. A guitarra de Noel e a bateria acelerada ditam o ritmo para Liam cantar os versos abaixo e esticar o refrão com Toniiiiiiight, I´m rock n´ roll staaaaar.

I live my life in the city / Eu vivo minha vida na cidade
There's no easy way out / Não há saída fácil
The day's moving just too fast for me / Os dias estão passando muito rápido para mim
I need some time in the sunshine / Eu preciso de mais tempo na luz do sol...
Tonight, I'm a rock 'n' roll star / Esta noite, eu sou uma estrela do rock n´roll


Mas o cartão de visitas escolhido pela gravadora é Supersonic, sexta faixa do disco. A assertividade dos primeiros versos, mostra o Oasis chutando a porta e dizendo para que veio, e para ficar, além de deixar escapar o flerte com os Beatles em "You can sail with me in my yellow submarine".



I need to be myself / Eu preciso ser eu mesmo
I can't be no one else / Eu não posso ser mais ninguém
I'm feeling supersonic / Estou me sentindo supersônico
Give me gin and tonic / Dê-me "gin" e tônica
You can have it all / Você poder ter tudo isso
but how much do you want it? / Mas quanto você quer disso?
You make me laugh / Você me faz rir
Give me your autograph / Dê-me seu autógrafo
Can I ride with you in your BMW? / Posso andar com você em seu BMW
You can sail with me / Você pode navegar comigo
in my yellow submarine / Em meu submarino amarelo



Live Forever, uma das mais belas canções do Oasis, em que Noel prega que pretende viver e não morrer, foi uma das faixas escolhidas como música de trabalho. O clipe de Live Forever tem duas versões. Uma norte-americana - a minha preferida - com a banda numa espécie de escritório, com Liam sentado em uma cadeira interpretando a música, cercado de fotos de personalidades mortas, como John Lennon, Kurt Cobain, Jimi Hendrix e o lendário jogador de futebol inglês, Bobby Moore. Para quem tiver curiosidade, a versão britânica do vídeo mostra a banda cavando uma sepultura e "enterrando" o seu primeiro baterista, Tony McCarroll, que sairia da banda no ano seguinte ao lançamento do álbum.



Incorporando o espírito do Oasis, o disco traz ainda a etílica Cigarettes and Alcohol; a psicodélica Columbia; a balada e uma das minhas preferidas Slide Away, que emocionou órfãos do Oasis, como eu, em show solo de Noel Gallagher em São Paulo, em abril de 2012. 

No mesmo mês de agosto, só que em 2009, o Oasis anuncia o seu fim. A banda subiria ao palco do festival Rock en Seine, de Paris, mas Noel Gallagher declarou que estava saindo da banda, pouco tempo antes da apresentação. Pelo menos para mim, seria mais uma briga dos irmãos Gallagher e mais uma falta de respeito com fãs, por não respeitar o público que estava à espera do show. 

Para tristeza, não apenas dos fãs da banda, não foi mais uma divergência de família e o Oasis acabou ali, mas Definitely Maybe entrou para a história do rock como um excelente disco de estreia, que vendeu 18 milhões de cópias, tornando-se um dos símbolos do chamado Britpop, no ano em que o mundo perdeu Kurt Cobain e foi reapresentado ao colorido e à melodia pop, no lugar do peso e da melancolia do movimento grunge. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O coração de Londres Trafalgar Square é passagem obrigatória para visitar marcos londrinos e é repleta de atrações, dentre elas a National Gallery. Poder se deparar com obras de Van Gogh, Monet, Boticelli, Da Vinci, de graça, num espaço que recebe cada visitante com lírios inebriantes na entrada, é umas das maiores riquezas que uma viagem pode nos oferecer. National Gallery Esculturas, chafariz, eu e National Gallery em Trafalgar Square Como gosto muito de visitar igrejas, seja pela arquitetura, pela história, além de poder agradecer por estar em Londres novamente, a Saint Martin in the Fields é o lugar certo para isso em Trafalgar, onde ainda posso almoçar na cripta muito aconchegante e nada sombria, onde tomaria uma sopa de brócolis apimentada que foi a escolha certeira para o frio.  Cripta da igreja, onde é servido almoço e café Fachada da Igreja Saint Martin-in-the-fields Uma das coisas que me chama a atenção é a quantidade de mendigos num estado de let

Londres em 5 músicas

Grandes capitais mundiais recebem homenagens em canções. Nova Iorque foi tema de inúmeras músicas, mas New York, New York, imortalizada na voz de Frank Sinatra, é a canção definitiva da Big Apple, cantada por nova-iorquinos e estrangeiros, inclusive na virada de ano na Times Square.   Berço de vários artistas - do punk, do progressivo ou do eletrônico, capital mundial do pop - Londres também é homenageada em diversas músicas. Ao contrário de Nova Iorque, talvez, não tenha uma canção que a defina, que seja a mais famosa e que possa ter, ao menos, um verso cantado por qualquer pessoa mundo afora. E muitos artistas lendários do rock e do pop dedicaram um pedaço de suas obras à capital britânica ou, como diz o poeta, cidade que alguém só se cansa, quando está cansado da vida.  Como relaciono música a vários momentos, coisas e pessoas, fiz uma lista com base em minha imagem sobre a cidade do meu coração ou a lembrança mais significativa que tenho dela ao escutar essas músicas.

E aí, abestados?

Depois de uma semana do primeiro turno das eleições no Brasil, venho me manifestar aqui neste espaço "meu". Fiz comentários em alguns fóruns, em páginas de amigos em redes sociais e no twitter, como também li ao máximo que pude reportagens de revistas e sites sobre variados candidatos e o desdobramento do resultado das eleições.  Lemos coisas desagradáveis, comentários maldosos, mas que não se comparam, em minha opinião, ao preconceito contra os nordestinos. Assim como em 2010, internautas, para dizer o mínimo, destilaram seu ódio contra a população dessa parte do Brasil, após o resultado que mostrou a vitória da presidenta Dilma Roussef em estados nordestinos não só, mas também em estados do Norte e no Rio de Janeiro, porém, o alvo do ódio e preconceito sempre recai sobre os primeiros.  Não bastasse o discurso de ódio proferido pelo candidato Levy Fidelix, no penúltimo debate entre os presidenciáveis, ocasião em que disse barbaridades nunca ouvidas em período eleit