Pular para o conteúdo principal

Depressão pós-Copa

A Copa do Mundo no Brasil acabou há uma semana e ainda deixa saudades. No período do evento, assisti ao máximo de jogos que pude e seguia todas as "mesas redondas" depois e lia portais e blogs que falavam de tudo relacionado à Copa. Nessa semana, ainda revi alguns jogos que estão sendo reprisados na TV a cabo. A louca!

Notei até que a minha outra paixão, a música, ficou um pouco de lado. Escuto música todos os dias e também leio muito sobre. Mas escutei apenas um disco de um dos meus artistas favoritos durante a Copa, o que é super estranho, já que ouço mais de um disco por semana. Hoje retomei as audições e consigo, aos poucos, ler outras coisas também.

Voltando à Copa! O clima em São Paulo estava contagiante. A Paulista ainda mais cheia de turistas do Brasil e do mundo, o que tornou o ambiente mágico, com as bandeiras de diversos países na fachada do Conjunto Nacional ou levadas nas costas dos torcedores, além de milhares de camisas verde e amarela passeando pela cidade. A Fifa fez belos vídeos sobre as cidades sede e, ao final do texto, há o link para o vídeo de São Paulo.




Não consegui ingresso para nenhum jogo disputado por aqui e não pude compartilhar da mistura das torcidas que encheu o metrô até a Arena Corinthians, por exemplo. Meu pai viu, de lá, o jogaço entre Inglaterra e Uruguai. Disse que a experiência de vir um jogo da Copa é incrível. Imagino! E vai ficar pra próxima. O problema é que não é em casa!

E agora que terminou e consigo escrever esse texto, está passando um filme pela minha cabeça sobre os melhores momentos para mim, listados abaixo, além dos vídeos que mais gostei. E resta esperar mais quatro anos pra ter tudo isso de novo!

1. Gols. Vou citar apenas três para a lista não ser longa. Gol de peixinho do Van Persie contra a Espanha, que é um dos gols mais lindos que eu já vi na vida; James Rodriguez duas vezes: domínio no peito e um chute no canto esquerdo do gol uruguaio e dois dribles e uma cavadinha pra finalizar a zaga japonesa. Robben e Messi também fizeram belos gols, mas ficarei com os três acima.
2. Torcida brasileira cantando o hino a capela, até depois da derrota humilhante para a Alemanha.
3. Defesas incríveis de vários goleiros, especialmente as do Neuer, que quase saiu jogando e só faltou fazer gol, hahaha
4. Seleção alemã dentro e fora de campo. Na visita aos índios logo na chegada a Santa Cruz Cabrália; Neur e  Schweinsteiger cantando o hino do Bahia com torcedores no meio da rua; torcendo para nós contra o Chile; dançando como os índios em volta da taça na comemoração do título e, claro, o belo futebol mostrado em campo, com vários jogadores se destacando a cada partida, com recorde de gols batidos por Miroslav Klose; o gol de Gotze na prorrogação do último jogo da Copa. Pelo time titular e reserva, mais comissão técnica e todos que fizeram parte da conquista merecedora do título. Acompanho essa seleção desde a Copa da África do Sul, em 2010, e acho que eles podiam ter levantado a taça lá, mas encontraram uma Espanha em momento mágico pelo caminho, o que adiou a vitória para 2014. O vídeo abaixo representa bem o que foi a passagem deles aqui e nós agradecemos igualmente!


5. O jogo entre Alemanha e Argélia. Vi vários jogos bons, técnica e taticamente, com muitos gols, mas esse foi o melhor da Copa em minha opinião. Revi três vezes!
6. As comemorações loucas de David Luiz e a linda homenagem que fez a James Rodriguez, após a derrota da Colômbia para o Brasil, apontando e dizendo que James é o cara e pedindo aplausos da torcida para a estrela colombiana.
7. Os gols que não saíram no tempo normal e foram marcados durante as prorrogações, no começo ou no fim delas, criando mais nervoso ou tranquilidade, dependendo para quem torcíamos.
8. A entrada inesperada e surpreendente do goleiro reserva da Holanda para defender os pênaltis contra a Costa Rica.
9. A festa das torcidas da nossa América, do Chile ao México e, também, das torcidas marfinense e ganesa, além da torcida japonesa recolhendo o lixo que tinha produzido. 
10. O vídeo de abertura para transmissão dos jogos. O ôoeeeaaa e o menininho lindo, de calção azul e blusa amarela, com a bola nos pés, sorrindo e admirando o país sede do maior espetáculo do esporte, com a bola rolando em várias cidades e todo mundo participando da festa. No Pelourinho, na Amazônia, no centro de São Paulo e na praia, com todos os estádios em destaque nas cidades.


11. A resistência da Costa Rica até a cobrança de pênaltis contra a Holanda. Não perderam um jogo, despacharam Inglaterra e Itália (o que me deixou triste) quando todo mundo achou que seria a seleção que menos teria chances de se classificar no "grupo da morte". Além de ter um técnico simpático e competente, Jorge Luis Pinto.
12. A imagem do Cristo Redentor correndo o mundo! No dia anterior à final, foi iluminado com as cores dos finalistas Argentina e Alemanha, e no dia da final, iluminado pelas cores do Brasil e depois pelas cores da campeã da Copa.
13. O Twitter é a melhor rede social para qualquer evento. Jogos acontecendo e comentários incríveis e pontuais sobre tudo. Sem mimimi e chororô de Facebook. 


Vídeo da BBC que resume a fantástica Copa no Brasil.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Londres em 5 músicas

Grandes capitais mundiais recebem homenagens em canções. Nova Iorque foi tema de inúmeras músicas, mas New York, New York, imortalizada na voz de Frank Sinatra, é a canção definitiva da Big Apple, cantada por nova-iorquinos e estrangeiros, inclusive na virada de ano na Times Square.   Berço de vários artistas - do punk, do progressivo ou do eletrônico, capital mundial do pop - Londres também é homenageada em diversas músicas. Ao contrário de Nova Iorque, talvez, não tenha uma canção que a defina, que seja a mais famosa e que possa ter, ao menos, um verso cantado por qualquer pessoa mundo afora. E muitos artistas lendários do rock e do pop dedicaram um pedaço de suas obras à capital britânica ou, como diz o poeta, cidade que alguém só se cansa, quando está cansado da vida.  Como relaciono música a vários momentos, coisas e pessoas, fiz uma lista com base em minha imagem sobre a cidade do meu coração ou a lembrança mais significativa que tenho dela ao escutar essas músi...

Xô, sedentarismo!

Fazia tempo que não me dedicava a alguma atividade física. Os exercícios que sempre fiz, se resumiam às aulas de Educação Física na escola, depois vieram as aulas de natação em academia e em clube, durante cinco anos. Por fim, me matriculei num estúdio de Pilates há três anos. Adorei, mas parei logo depois porque saia tarde do trabalho e não conseguia chegar para a última aula. Desde então, não fiz mais exercícios regularmente. Também nunca fui adepta de dieta ou de me privar de comer algo mais gorduroso ou doces para, a partir daí, precisar emagrecer e correr para manter a forma, embora sempre tenha me alimentado de forma equilibrada. Gosto de saladas e de legumes e minha mãe costuma fazer os dois quase diariamente. Em contrapartida, não dispenso massas, doces, chocolate, pães, mas não exagero. Cerca de quatro meses atrás, resolvi abandonar o sedentarismo. Comecei a fazer caminhada três vezes por semana, num parque próximo de onde moro e percebo a m...

Chicago, my kind of town

Faz um mês que deixei Chicago em viagem de férias e ainda sinto uma saudade imensa. Windy City ou Chi Town, como é chamada, sempre esteve em minha lista de lugares pra conhecer nos EUA. Queria muito viajar pro exterior nas minhas férias, mas não estava tão certa se iria mesmo, já que não tinha programado com antecedência, nem sequer tinha comprado a passagem, o que fiz apenas três semanas antes de viajar quando achei uma promoção imperdível pra lá. Com a passagem comprada, comecei a pesquisar acomodação e optei por encontrar algo bom, confortável e barato no Airbnb. Até então só tinha me hospedado em hotel, nem hostel tinha experimentado. Alguns amigos e pessoas conhecidas já tinham se hospedado através de anúncios feitos no site e gostaram da experiência. A minha foi ótima e pretendo usar mais vezes. Agora, vou contar um pouquinho sobre os meus dez maravilhosos dias em Chicago. Dias intensos, com muitas caminhadas, descobertas e encantamento. Chicago é verde, é...