Pular para o conteúdo principal

O maior sucesso da Copa: o álbum de figurinhas


Enquanto ainda ocorrem manifestações nas ruas que demonstram a insatisfação com a Copa, e tímidos lampejos de alegria do brasileiro são vistos nas raras pinturas de ruas e nas bandeirinhas penduradas nos prédios e nos automóveis, o álbum de figurinhas da Copa, da italiana Panini é, sem dúvida, o maior sucesso do Mundial.

Nada abalou o sucesso do álbum em meio a tanta discórdia e ausência de apoio ao evento esportivo mais importante do planeta.

Em relação ao evento, acredito que qualquer manifestação contrária, deveria ter sido feita assim que o Brasil foi eleito como sede. Lembro que no dia da escolha, em outubro de 2007, comentei com a minha família que não tinha ficado feliz em sediar o evento, justamente pela falta de estrutura que temos em diversos setores (segurança e transportes, principalmente), somada à complexidade que um evento desse porte requer, além do custo destinado e do esperado superfaturamento que ocorre não só no Brasil, mas em diversos países. Em relação à Copa do Mundo de Futebol, há suspeitas de suborno do Catar para sediar o evento em 2022 e o comentado superfaturamento da Copa da Rússia em 2018, que já é maior do que o Brasil. Por trás de tudo isso, a Fifa, que é umas das entidades mais corruptas do mundo.

Ademais, acredito que as manifestações que ocorrem no país, desde junho de 2013, são ótimas, devem ser realizadas e nunca vi nada igual. Espero que o povo tenha acordado, cobre por melhorias e também deixe de fazer uso do "jeitinho brasileiro" que contribui muito para a corrupção que existe. Contudo, muitas reivindicações são confusas, na medida em que eventuais melhorias em educação, segurança e saúde, não estão mais atrasadas ou jamais deixarão de ser ou serão realizadas por causa da Copa do Brasil, que é apenas um ponto e escoamento de corrupção que, infelizmente, sempre existiu no mundo e em nosso país e, tampouco, teve início há oito anos, como se antes fôssemos uma Suécia!


Mas a Copa está aí e o pontapé oficial será a menos de duas semanas, no dia 12/06/2014, na Arena Corinthians em São Paulo. Torço para que o público (brasileiros e estrangeiros) dentro dos estádios e fora deles receba o melhor tratamento possível em todos os cantos do país. Torça quem quiser! Sempre houve pessoas que não ligam para o esporte e para a Copa e viajam para outros lugares, independente de o evento ser aqui. E quem quer torcer, deve ser respeitado também, porque o esporte não tem a ver com os males causados. Eu assisto por gostar muito de futebol e quero ver os grandes campeões se destacando para que haja o melhor espetáculo. 

Voltando ao álbum de figurinhas da Copa, mesmo quem não apoia o evento ou não entende ou não assiste futebol, entra no clima de colar as figurinhas. A minha família coleciona o álbum desde a Copa de 1998. Gostamos muito de futebol e acompanhamos os campeonatos europeus, além do Brasileiro e da Taça Libertadores da América. Eu, inclusive! Não vou à nenhum jogo, mas irei assistir pela tv ao máximo de partidas que puder, não só do Brasil. 

Chegando perto da Copa, os álbuns dos colecionadores estão completos ou quase e a troca de figurinhas se torna uma brincadeira não só de criança, mas de adultos e idosos, homens e mulheres, meninos e meninas, que buscam as últimas figurinhas dos craques da bola.

Diante do sucesso, é possível encontrar inúmeras pessoas nas praças de bairros, na praça de alimentação ou na sala de aula das faculdades fazendo a troca das figurinhas. E os shopping centers entraram na onda e estão cedendo os seus espaços para os colecionadores completarem o álbum nos finais de semana. 

Como estamos com o álbum quase completo, eu e meu pai fomos a um shopping próximo de casa para trocar figurinhas. A "reunião de colecionadores" começa às 14h e segue até às 20h. Chegamos no domingo, pouco antes das 14h e seguimos para o local indicado. Mesas foram montadas. Em minutos, todas foram ocupadas por pais, netos, primos, filhos, para que a troca fosse feita.



Interessante observar o fenômeno das figurinhas. Diversas gerações se juntam e se empolgam, independente do conhecimento que têm do esporte ou do apoio total ou das críticas feitas ao evento que será realizado em nosso país. 

Trocamos figurinhas por quase duas horas e agora faltam apenas cinco para completar o álbum da Copa de 2014. E quem quiser completar o álbum, pode ir aos shopping centers no próximo final de semana e encontrar diversos colecionadores para trocar figurinhas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Londres em 5 músicas

Grandes capitais mundiais recebem homenagens em canções. Nova Iorque foi tema de inúmeras músicas, mas New York, New York, imortalizada na voz de Frank Sinatra, é a canção definitiva da Big Apple, cantada por nova-iorquinos e estrangeiros, inclusive na virada de ano na Times Square.   Berço de vários artistas - do punk, do progressivo ou do eletrônico, capital mundial do pop - Londres também é homenageada em diversas músicas. Ao contrário de Nova Iorque, talvez, não tenha uma canção que a defina, que seja a mais famosa e que possa ter, ao menos, um verso cantado por qualquer pessoa mundo afora. E muitos artistas lendários do rock e do pop dedicaram um pedaço de suas obras à capital britânica ou, como diz o poeta, cidade que alguém só se cansa, quando está cansado da vida.  Como relaciono música a vários momentos, coisas e pessoas, fiz uma lista com base em minha imagem sobre a cidade do meu coração ou a lembrança mais significativa que tenho dela ao escutar essas músi...

Chicago, my kind of town

Faz um mês que deixei Chicago em viagem de férias e ainda sinto uma saudade imensa. Windy City ou Chi Town, como é chamada, sempre esteve em minha lista de lugares pra conhecer nos EUA. Queria muito viajar pro exterior nas minhas férias, mas não estava tão certa se iria mesmo, já que não tinha programado com antecedência, nem sequer tinha comprado a passagem, o que fiz apenas três semanas antes de viajar quando achei uma promoção imperdível pra lá. Com a passagem comprada, comecei a pesquisar acomodação e optei por encontrar algo bom, confortável e barato no Airbnb. Até então só tinha me hospedado em hotel, nem hostel tinha experimentado. Alguns amigos e pessoas conhecidas já tinham se hospedado através de anúncios feitos no site e gostaram da experiência. A minha foi ótima e pretendo usar mais vezes. Agora, vou contar um pouquinho sobre os meus dez maravilhosos dias em Chicago. Dias intensos, com muitas caminhadas, descobertas e encantamento. Chicago é verde, é...
Há cinco anos, um dos melhores shows da minha vida: Radiohead! No dia 22.03.2009, o Radiohead fazia a sua estreia no Brasil, na extinta e horrorosa Chácara do Jockey. Apesar dos perrengues e da (falta) de estrutura do local, o show foi lindo de ver e ouvir e figura no segundo lugar dos melhores shows que assisti, perdendo apenas para o do meu beatle favorito, o Paul.  Lindo de ver pela beleza do palco lotado de enormes lâmpadas de LED, que mudavam de cor no decorrer do show, o telão que mostrava a imagem dos cinco integrantes em close e, o mais importante, a execução perfeita das canções apresentadas na voz única de Thom Yorke, entoando, por vezes, falsetes perfeitos. O show começou com "15 Steps", primeira música do disco "In Rainbows". Depois seguiram com "There There". O público batia palmas no começo da música, no mesmo ritmo das batidas do tambor de Ed O´ Brien. Passado mais da metade da canção, todos pulavam depois que Thom cantava ...